Sobre Nós

O Hospital Espírita de Marília foi fundado em 18 de Julho de 1948, porém sua história começa muito antes: Em 8 de janeiro de 1939, quando da inauguração do prédio do Centro Espírita “Luz e Verdade”, sito à rua XV de Novembro nº 1.146, nesta cidade, o médico Dr. Antônio Pereira Manhães, por sugestão do Sr. Hygino Muzzy Filho, proprietário da Alfaiataria Carioca, situada à rua Prudente de Moraes, propôs que se fundasse em Marília um hospital destinado ao tratamento dos doentes mentais, sob a denominação de “Hospital Espírita de Deus”.

A capacidade inicial do Hospital era de 120 Leitos, hoje são 330 leitos, dos quais 260 são conveniados com o SUS e 40 destinados aos pacientes particulares e de convênios, além dos 30 leitos destinados ao tratamento de menores dependentes químicos. Porém o HEM está em constate ampliação. A Direção do Hospital esta sob a responsabilidade de cidadãos marilienses espíritas, que compõem seu quadro associativo.

O tratamento do paciente é feito por uma equipe multidisciplinar, sendo ele visto como um ser Biopsicossocial – espiritual. A assistência espiritual fica a cargo de voluntários das diversas Casas Espíritas de Marília e região. Porém, facultando ao paciente o direito de receber visitas de representantes da sua igreja, se for esse o seu desejo.

Os hospitais psiquiátricos são instituições diferentes de um hospital geral, pois, as pessoas não ficam internadas apenas por alguns dias ou semanas e vão embora. Os tratamentos psiquiátricos são longos, os momentos de crise aguda normalmente exigem internações demoradas por meses seguidos e quando cessa a crise são transferidos para o Hospital Dia ou voltam para junto da família, continuando o tratamento em seus lares.

Próposito

Oferecer tranquilidade e bem estar através de um equipe multidisciplinar

Missão

Prover a saúde de maneira inovadora com foco no serviço humanizado, aliado à eficiência e comprometimento com a responsabilidade social.

Visão

Ser reconhecida em excelência de atendimento na prestação de serviço em saúde.

Valores

Realizamos o nosso trabalho com transparência, entusiasmo, comprometimento e união entre as pessoas, sustentado pela ética e os princípios espírita cristão.