Unidade destinada para pacientes clínicos e ou cirúrgico de saúde complementar (particular ou convenio). A proposta técnica é conseguir recuperar a saúde de pacientes clínicos que necessitam de tratamento e exames para patologias de média, pequena complexidade e recuperação.
O centro médico possui: ala feminina, ala masculina, ala dependência química e ambulatório de saúde mental.
Unidade destinada a internação de pacientes femininos do convênio SUS, são ofertadas 20 leitos. A média de permanência destes pacientes no hospital é de 20 a 40 dias.
Proposta – O programa básico do tratamento que é desenvolvido diariamente compreende a avaliação multiprofissional do paciente, oferta de psicofármacos adequados, grupos terapêuticos, atendimento individual médico e psicológico, atendimento em AVD dos terapeutas ocupacionais, atividades externas com participação de famílias, também são feitas assembleias com os pacientes e equipe onde todos procuram a melhor aplicação do projeto terapêutico. Os pacientes quando recebem alta médica, são encaminhados e orientados a frequentarem o CAPS de saúde mental.
Unidade destinada a internações de pacientes masculinos, com problemas de psiquiatria, pelo convênio SUS, e são ofertados 20 leitos, taxa média de permanência são 30 dias.
Proposta – A proposta do tratamento é conseguir realizar avaliação multiprofissional do paciente, medicação adequada, grupos terapêuticos, atendimento individual médico e psicológico, atendimento em AVD pela terapia ocupacional, atividades externas com pacientes como passeios, festas temáticas, assembleias com equipe multidisciplinar, atendimento familiar, e quando alta são encaminhados e orientados a frequentarem o CAPS de saúde mental.
Unidade destinada a internações de pacientes masculinos, dependentes químicos, pelo convênio SUS, e são ofertados 10 leitos, a taxa média de permanência são de 30 dias.
Proposta – A proposta do tratamento é promover a desintoxicação do paciente, restaurar sua saúde corroída por drogas, ala com maior número de internação por ordem judicial, e são oferecidos avaliações individuais do paciente, exames clínicos, grupos terapêuticos, participação do Grupo Alcoolatras Anônimo, atendimento familiar, assembleias. O programa possibilita ao paciente localizar-se em seu novo ambiente, conscientizar da sua dificuldade, reconhecer sua doença, e continuar o tratamento após alta no CAPS-ad.
Equipe multidisciplinar composta de psiquiatra, assistente social, terapeuta ocupacional e psicóloga para o SUS, preservando os vínculos do pacientes no território (município de Marília), serviços de consultas e apoio a RAPS.